Celebração do Ano Novo Chinês 2015

O Instituto Confúcio da Universidade do Minho celebrou, no passado dia 20 de Fevereiro, o Ano Novo Chinês, no Restaurante Chinês “Estrelas do Mar”, em Braga. A celebração reuniu cerca de 60 pessoas, designadamente alunos e professores dos cursos livres e da oferta formativa do Departamento de Estudos Asiáticos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho. O evento incluiu almoço, espetáculo de canto, taijiquan e demonstração de pintura chinesa, terminando na oferta, a todos os presentes, de uma folha de papel vermelho, na qual duas colaboradoras do Instituto Confúcio, a Doutora Fang Xianghong e a Dra. Liu Li, escreveram o carácter 福 (fú), desejando um Bom Ano.

Para além desta celebração, o Instituto Confúcio também participou, na véspera do referido dia, num evento realizado pelo Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, em Caminha, nas margens do rio Minho. Durante a tarde, decorreram oficinas de escrita, pintura e recorte de papel, contando com a participação de cerca de 60 alunos do dito agrupamento. Nessa mesma noite, o Instituto Confúcio, com a prestimosa colaboração de uma docente e de alunos do Departamento de Estudos Asiáticos e ainda de alunos chineses que estudam português na referida universidade, promoveu um espetáculo de canto, dança e música chinesa, o qual foi acolhido com grande entusiasmo pela assistência.

Finalmente, no âmbito da aludida celebração, o Instituto Confúcio promoveu ainda no Colégio Luso-Internacional do Porto, uma das escolas que integra o “Projecto Ensino de Chinês nas Escolas”, várias oficinas, nomeadamente de caligrafia, ritual do chá, e gastronomia, bem como uma exposição de objetos da cultura chinesa. O evento contou não só com uma elevada participação da comunidade, incluindo alunos, pais e professores, como suscitou na mesma um largo entusiasmo.