Instituto Confúcio da Universidade do Minho e Embaixada da R.P. China organizam o VII Concurso de Chinês “Chinese Bridge” para alunos do Ensino Secundário

No passado dia 5 de junho, o Instituto Confúcio da Universidade do Minho voltou a receber nas suas instalações o Concurso Internacional de Chinês “Chinese Bridge”, desta vez exclusivamente dedicado a alunos do ensino pré-universitário, o qual conta já com a sua sétima edição.

Os seis concorrentes, alunos das escolas Colégio Luso-Internacional do Porto, Oporto British School e Escola Secundária Carlos Amarante, Braga, escolas participantes do Projeto “Chinês nas Escolas” do Instituto Confúcio da Universidade do Minho, demonstraram o seu nível de língua chinesa e talento numa competição dividida em três partes: conhecimento sobre a história e cultura chinesas, discurso e demonstração de um talento artístico relacionado com a China.

A concorrente Sofia Passos, aluna do Colégio Luso Internacional do Porto, que estuda chinês há sensivelmente seis anos, apresentou um discurso sobre a sua cidade natal, o Porto. Com o seu ar calmo e discurso fluído, conseguiu conquistar o primeiro lugar. O segundo lugar foi para a concorrente Marta da Costa, aluna da Escola Secundária Carlos Amarante, que encantou o público e o júri com a sua dança do leque ao estilo da dinastia Han. As duas concorrentes representarão Portugal na competição internacional que decorrerá na China, no final do ano.

A Direção do Instituto Confúcio da Universidade do Minho está muito satisfeita com as apresentações feitas pelos alunos em palco, que demonstraram um bom nível de chinês em idades ainda tão jovens, realçando que o Projeto “Chinês nas Escolas” é uma boa plataforma para a preparação de estudantes que mais tarde entrarão na universidade e que serão, com certeza, uma ponte de comunicação valiosa entre Portugal e a China. Muitos poderão, inclusive, afirmou a Diretora do Instituto Confúcio, Professora Sun Lam, tornar-se professores de chinês, contribuindo assim para o desenvolvimento da área do ensino desta língua, cada vez mais procurada no nosso país, como comprovam as recentes notícias sobre a intenção do Governo Português de inserir o ensino de mandarim nas escolas públicas.

O Secretário para a Educação da Embaixada da R.P. China, Dr. Ding Wenzheng, afirmou também, durante o seu discurso de encerramento do Concurso, que a língua tem um papel fundamental na comunicação entre o povo português e chinês. Com o aprofundamento das relações sino-portuguesas, reforçou, o conhecimento de ambas as línguas e culturas é essencial para a construção de pontes que permitam a colaboração nas áreas da educação, cultura, economia e ciência.