Celebração do Ano Novo Chinês 2014

O Instituto Confúcio da Universidade do Minho celebrou, no passado dia 1 de fevereiro, pelas 12h30, o Ano Novo Chinês, no Restaurante “Grande Muralha”, em Braga.

O evento reuniu alunos e professores do Instituto e do Departamento de Estudos Asiáticos da Universidade do Minho. Com a participação de 70 pessoas, a atividade contou com um almoço e com performances de canto, dança, recitação de poemas e demonstração de pintura chinesa.

No final do evento, a Diretora do Instituto Confúcio, Doutora Sun Lam, e a colaboradora Yu Yibing, escreveram para todos os participantes o carácter 福 (fú) em papel vermelho, ritual de desejo de felicidade para o novo ano lunar do Cavalo.

Na cultura chinesa, associa-se as características do animal e a simbologia do signo correspondente. O cavalo, ao contrário da serpente, que é um animal que rasteja e é traiçoeiro, é amigo do homem. O signo do cavalo traz sorte, abundância, amizade, bondade, força, persistência, saúde e movimento.