Ex-aluna da UMinho é intérprete da delegação de Dilma Rousseff nas suas relações com a China

Uma ex-aluna do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho é intérprete da delegação enviada pela presidente do Brasil, Dilma Rousseff, numa visita de Estado à China, que decorre até quarta-feira, dia 6.

Lin Manlin (22 anos), Mestre em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Intercultural da UMinho, colaborou durante três anos com o Instituto Confúcio da academia nas suas atividades culturais, estando atualmente a dar aulas de português na Universidade de Sun Yat-sen, em Zhuhai, China. “É um bom exemplo do sucesso desta formação, que equipa os seus estudantes com um leque alargado de capacidades, permitindo-lhes assumir os mais variados desafios profissionais”, afirma Sun Lam, Diretora do Curso de Mestrado.

Com um desenho curricular único em Portugal, o Mestrado tem três variantes profissionais: tradução, formação para o ensino de língua portuguesa a chineses e ensino de língua chinesa a portugueses, e comunicação intercultural, que visa preparar os mestrandos para as relações entre os dois países. A maioria dos chineses formados na vertente portuguesa, encontra-se a lecionar língua portuguesa em universidades chinesas, enquanto alunos de origem portuguesa formados na vertente chinesa têm mais oportunidades na área empresarial, nomeadamente em empresas internacionais.