Aveleda ao Encontro da Cultura Chinesa

O produtor de vinhos Aveleda e o Instituto Confúcio da Universidade do Minho uniram-se na realização de um evento intercultural que teve lugar na Quinta da Aveleda, no passado dia 29 de maio de 2013, subordinado ao tema “Aveleda ao Encontro da Cultura Chinesa”.

O chá chinês e o vinho português, pérolas das culturas oriental e ocidental, têm uma história milenar. A arte envolvida na sua produção leva-nos numa viagem no tempo que serviu de inspiração para muitos artistas.

No âmbito deste encontro de culturas, os jardins da Quinta da Aveleda serviram de palco natural para atuações artísticas chinesas de música, dança, poesia e pintura a tinta-da-china que, mesmo debaixo de chuva, deliciaram os presentes, transportando-os a uma China repleta de beleza e elegância.

Realizou-se ainda o ritual de chá estilo Dinastia Han, que, através de todo um ambiente de exotismo oriental, retratou o método tradicional de se fazer chá naquela época.

As atividades foram todas levadas a cabo por alunos e professores do Instituto Confúcio da Universidade do Minho. O artista Xia Tianxing, especialmente convidado para o evento, apresentou uma exposição de quadros com motivos dos jardins da Quinta da Aveleda, e presenteou os presentes com demonstrações de pintura, caligrafia e canto.

O encerramento do evento deu-se com a fusão perfeita dos sabores de ambas as culturas, em que os vinhos da Aveleda foram servidos com pratos típicos da gastronomia chinesa durante um jantar enogastronómico.