ICUM celebra Dia Internacional da Língua Chinesa com a atividade “Hora do Conto”

Ontem, 20 de abril, Dia Internacional da Língua Chinesa, o ICUM esteve presente na Biblioteca Municipal Raul Brandão, em Guimarães, a promover a atividade “Hora do Conto” junto de alunos do 2.º e 3.º anos da EB1 Oliveira do Castelo.

Esta atividade contou com duas sessões em que foram lidas histórias numa dinâmica bilingue chinês-português. As histórias foram interpretadas pela Prof. Emília Dias e pela Prof. Hao Yi, professoras do ICUM.

Os contos escolhidos para a atividade foram 《方脸公公和圆脸的婆婆》(“O Avô Cara Quadrada e a Avó Cara Redonda”), uma história sobre a aceitação e a harmonia na vida familiar ou mesmo em sociedade, e 《孔子》(“Confúcio”), um livro que apresenta as seis artes que, segundo Confúcio, no seu tempo, um bom aluno devia dominar – a cortesia, a música, o tiro ao arco, o domínio da condução a cavalo, a caligrafia e a matemática –, uma vez que, através delas, as pessoas podem desenvolver competências importantes, como as boas maneiras, a harmonia, a gentileza, o autocontrolo, o pensamento e a compreensão.

Os alunos ouviram atentamente as histórias e participaram ativamente na sessão de perguntas e respostas sobre as mesmas, aprendendo também algumas palavras em chinês.