Instituto Confúcio da UMinho inaugura a Confucius Classroom no CLIP

O Instituto Confúcio da Universidade do Minho (ICUM) inaugurou no dia 22 de novembro de 2019, no Colégio Luso-Internacional do Porto (CLIP), uma sala de língua e cultura chinesa e uma exposição sobre os 70 anos da República Popular da China. A cerimónia contou com a presença do Embaixador da China em Portugal, Cai Run, da Pró-reitora da UMinho, Carla Martins, em representação do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, diretores de vários Institutos Confúcio do país, entre outros. A sessão incluiu a visita aos espaços e alguns momentos culturais.

A nova sala, designada Confucius Classroom, visa desenvolver a oferta do ensino de mandarim e a divulgação da cultura chinesa, quer para a comunidade do CLIP como para todas as escolas da cidade do Porto. Este polo vai ser apoiado pelo Instituto Confúcio central, na China, a nível financeiro e com um conjunto de materiais didáticos.

 

 

O ICUM e o CLIP, que tem 1150 alunos de 50 países, estabeleceram em 2008 um protocolo de cooperação para melhorar a qualidade de ensino de mandarim naquele colégio. Desde aí, diversos alunos do CLIP participaram em campos de férias na China e em concursos internacionais de língua chinesa, havendo também projetos de ensino regular daquele idioma, preparações para exames oficiais de proficiência linguística e ainda múltiplas atividades culturais.