MESTRE MARIA EMÍLIA DIAS

MESTRE MARIA EMÍLIA DIAS

Técnica Superior do Instituto Confúcio

Licenciada em Estudos Orientais e Mestre em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial pela Universidade do Minho, estagiou durante o primeiro semestre do seu 4.º ano de licenciatura em Tianjin, China, e durante o segundo semestre no Instituto Confúcio da Universidade do Minho.

Frequentou um Curso de Especialização do método multimédia Great Wall Chinese, em maio de 2009, em Pequim, e o Curso de Formação Pedagógica para Professores Estrangeiros Ensino de Língua Chinesa, em 2010, na Universidade Normal da China Oriental, em Xangai, ambos organizados pelo Instituto Confúcio Central. Ademais, fez Formação de Especialização Profissional em Material Didático e Ensino de Língua Chinesa, também organizado pelo Instituto Confúcio Central, em novembro de 2010 e setembro de 2011, na China. Possui o Certificado de Aptidão Profissional, Formação de Formadores (CAP), do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Assume as funções de Coordenadora do Projeto do Instituto Confúcio da Universidade do Minho “Ensino de Chinês nas Escolas”, desde setembro de 2009 até ao presente. Entre 2009 e 2016 lecionou em articulação com professoras chinesas no ensino de mandarim nas diferentes escolas do projeto. Atualmente tem como funções principais apoiar as professoras locais e chinesas em termos profissionais; gestão do processo educativo; preparação de atividades culturais; organização e acompanhamento do Campo de Férias, na China, para alunos do Instituto Confúcio da Universidade do Minho.

Foi também membro do grupo de trabalho do Ministério da Educação, onde elaborou as Orientações Curriculares para a disciplina de Mandarim, no ano de 2015. Atualmente, faz também parte do grupo do IAVE que elabora os exames nacionais de mandarim e os critérios de classificação das respetivas provas.