“Um homem de grande virtude nunca se sentirá sozinho, pois certamente existem pessoas com os mesmos ideais que o poderão acompanhar.”

Analeto de Confúcio

“O pródigo é arrogante e o avaro é mesquinho. É preferível a mesquinhez à arrogância.”

Analeto de Confúcio

“Aprende como se estivesses sempre atrás de algo que receias perder.”

Analeto de Confúcio

“Estudar sem refletir é inútil, refletir sem estudar é perigoso.”

Analeto de Confúcio

“Cometer erros e não os corrigir é o verdadeiro erro.”

DESTAQUES

30JunhoWorkshop – Culinária ChinesaWorkshop – Culinária Chinesa Sexta-feira @ 18:30Sábado @ 17:00 Rua Padre António Vieira, 45
Braga, Braga 4710-360 Portugal

SOBRE NÓS

O Instituto Confúcio da Universidade do Minho foi, oficialmente, estabelecido a 16 de outubro de 2006, resultado de um acordo celebrado entre a Universidade do Minho e o Hanban, Gabinete para a Difusão da Língua e Cultura Chinesas, agora denominado de Centro de Intercâmbio e Cooperação Sino-Estrangeiras de Línguas, um organismo vinculado ao Ministério da Educação da República Popular da China. Foi o primeiro Instituto Confúcio criado no espaço lusófono. No seio da UMinho, constitui o que se designa uma unidade diferenciada, resultando de uma parceria entre a Universidade e uma entidade que lhe é exterior, a República Popular da China.

Os seus objetivos contemplam a difusão da língua e cultura chinesas, a promoção do intercâmbio cultural e científico entre Portugal e a China e, enfim, o apoio ao desenvolvimento dos estudos chineses na Universidade do Minho, designadamente à oferta formativa do Departamento de Estudos Asiáticos do Instituto de Letras e Ciências Humanas.

NOTÍCIAS

“Aromas e Sabores da China” – ICUM organiza workshop de jiaozi na Escola de Cristelos

No âmbito do protocolo de cooperação com o município de Lousada, o ICUM organizou, no passado dia 1 de julho, na Escola de Cristelos, a atividade “Aromas e Sabores da China”, que consistiu num workshop de jiaozi.

ICUM organiza formação didática para os seus professores de Chinês

No dia 26 de junho, os professores e colaboradores do ICUM participaram numa formação didática para os nossos professores de Chinês, ministrada pela Doutora Maria Alfredo Moreira, do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

ICUM marca presença no Dia Municipal da Criança de Lousada

O ICUM esteve presente com o intuito de divulgar o Curso de Mandarim, curso extracurricular oferecido de forma gratuita pelo Município de Lousada às crianças do município a partir do 5.º ano de escolaridade, bem como permitir às crianças presentes contactar com a cultura chinesa.

Celebração do Festival do Barco de Dragão no ICUM

O Festival do Barco de Dragão (端午节, Duānwǔjié) é festejado no quinto dia do quinto mês do calendário lunar. É um dos festivais mais importantes na China e desde 2009 que integra a Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

CONTACTE-NOS